Broncoaspiração. Unidos para a prevenção.
Nesta semana dia 20 de março, Dia Nacional de Atenção à Disfagia, o Hospital Imaculada Conceição vem a público conscientizar a todos que a equipe multidisciplinar e médica, tanto ambulatorial e intensiva, esta a par de inúmeros cuidados e métodos para prevenir ao máximo riscos broncoaspirativos.
É importante que o fonoaudiólogo especialista e a equipe multiprofissional mantenham uma linguagem única, padronizando parâmetros de cuidados extensivos a todos da equipe, sendo eles; médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Logo, aproveitamos para reafirmar a população o nosso compromisso de estar sempre ao seu lado, olhando nossos pacientes disfágicos com total carinho e excelência no serviço.
O hospital mantem equipe preparada e pronta para orientar, tratar e conscientizar os pacientes apresentem algum tipo de alteração da ingesta do alimento, seja temporário e ou permanente.
AÇÕES DE PREVENÇÃO NO AMBITO HOSPITALAR
- Realizar aspiração de vias aéreas superiores sempre que necessário;
- Em caso de vômito e distensão abdominal, interromper a administração da dieta, abrir a sonda para drenagem e comunicar o médico;
- Administrar dieta por via oral sempre com o paciente sentado (de preferência a 90o) a menos que haja contra-indicação médica;
- Realizar a manutenção da pressão do Cuff (balonete) de TOT e TQT;
- Durante a alimentação por via oral, atentar-se para os sinais de alerta como tosse, engasgo, cianose, sudorese e voz molhada. O fonoaudiólogo deverá ser chamado para avaliar o paciente na presença destes sinais;
- Para pacientes pediátricos com dieta intermitente, realizar o teste de refluxo de 4/4 h ou 6/6 h. Interromper infusão e comunicar o médico se o volume de refluxo for superior a 50% do volume infundido.
Fonte: AMIB- Associação de Medicina Intensiva Brasileira- Departamento de Fonoaudiologia, em conjunto com a Equipe de Fonoaudiologia do Hospital Imaculada Conceição, Patos de Minas. MG.