Open

Dia Mundial de Combate a Poliomielite

Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, é uma doença infecciosa grave que causa paralisia permanente em determinados músculos. As sequelas da doença não têm cura e estão relacionadas ao comprometimento do sistema nervoso. O paciente poderá apresentar:

• Paralisia dos músculos das pernas, comprometendo o caminhar;
• Paralisia dos músculos respiratórios ou de deglutição. De acordo com a OMS, 5 a 10% das pessoas com este quadro podem evoluir a óbito.

É extremamente importante e necessário que ocorra a vacinação, por ser a principal forma de se prevenir contra a doença. O Ministério da Saúde reforça a importância de manter o esquema vacinal contra a poliomielite atualizada. É preciso que as crianças sejam vacinadas conforme preconizado no Calendário Nacional de Vacinação, respeitando os intervalos entre as doses e não perdendo as oportunidades de vacinação.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade, composto por três doses de VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Por isso pais e responsáveis, fiquem atentos na caderneta de vacinação de seus pequenos, vacinar é preciso!